domingo, 7 de abril de 2013

O ATO DE MENTIR


Mentira é o nome dado as afirmações ou negações falsas ditas por alguém que sabe (ou suspeita) de tal falsidade, e na maioria das vezes espera que seus ouvintes acreditem nos dizeres. Dizeres falsos quando não se sabe de tal falsidade e/ou se acredita que sejam verdade, não são considerados mentira, mas sim erros. O ato de contar uma mentira é "mentir", e quem mente é considerado um "mentiroso".

Provérbios 12:22 diz que os lábios mentirosos são abomináveis para Deus – “Mentir” significa dizer uma falsidade deliberada ou intencional.

O que a Bíblia diz sobre a mentira? A língua mentirosa não é algo que Deus somente odeia, é também algo que é uma abominação diante dele. Provérbios 6:16-19 diz: “Há seis coisas que o Senhor detesta”, (as últimas seis coisas que o Senhor odeia e as seguintes)                   
                                             “há sete que ele abomina:
    1 olhos altivos,
    2 língua mentirosa, 

    3 mãos que derramam sangue inocente;
    4 coração que maquina projetos iníquos,
    5 pés que se apressam a correr para o mal;
    6 testemunha falsa que profere mentiras,
    7 e o que semeia contendas entre irmãos.”



                       Sinais que os mentirosos apresentam


    1Lábios: morder ou lamber os lábios pode ser um forte indício de mentira.

    2Voz: quem mente fica com as cordas vocais mais esticadas que o normal, deixando a voz mais fina e fraca. Para compensar, a pessoa tenta falar mais alto.


    3Olhar: o mentiroso desvia o olhar enquanto conta a sua mentira e depois passa a olhar atentamente, querendo observar se conseguiu enganar.


    4Secura: em função de uma reação da adrenalina, o mentiroso fica com a garganta e boca secas, sendo comum se engasgar ou engolir seco.


    5Encobrir parcialmente a boca: traduz uma vontade de amordaçar-se. Tende a ser um gesto rápido, porque exprime um conflito: uma parte do mentiroso não quer calar-se - e sim continuar com a sua mentira.


    6Tocar o nariz: em momentos de tensão a sensibilidade da mucosa nasal aumenta. Assim, ao mentir, o nariz coça, embora possa ser uma sensação tão suave que mal se perceba.


    7Ombro: erguer levemente um dos ombros.


    8Expressão facial falseada: quando somos genuínos, usamos os músculos faciais certos para expressar uma emoção. Num sorriso moderado e falso, não aparecem os pés de galinha, as bochechas não são levantadas e os olhos ficam menos apertados. Num sorriso real, mais músculos são utilizados e a pálpebra superior dobra-se um pouco sobre os olhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário